P Á G I N A S

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Evitar o ardil é indispensável

Muito se tem publicado nas redes sociais, com mensagens e imagens achincalhando as Forças Armadas de forma contundente, pela postura diante do que vem acontecendo desde outubro do ano passado e, em especial, depois dos episódios de janeiro último. A omissão flagrante diante da realidade, deixando prevalecer uma discutível disciplina sobre o chamamento à razão, faz com que haja a percepção de que eles mereçam o tratamento hostil dispensado.

Ocorre que esse desprezo é tudo o que a esquerda quer. Pior: são os próprios conservadores que estão ajudando a promover esse desmonte institucional, ressentidos, não sem razão, pela infausta inação dos Militares diante do pedido de socorro de um povo revoltado com a iniquidade perpetrada contra a nossa ordem democrática. Contudo, a desmoralização das FFAA, única instituição capaz de restabelecer a ordem do país, dada a sua formação e considerados os valores pelos quais se pauta, é de grande serventia para os canhotas.

Somos mais inteligentes do que isso! É uma armadilha na qual podemos e devemos evitar cair. Um ardil preparado por gente que vive de desonestidade. Apesar das circunstâncias adversas, estamos falando de uma instituição que possui brasileiros extremamente capazes e ciosos de sua responsabilidade. Ainda que essa responsabilidade inclua conceder a Ordem do Mérito Naval ao 'Capitão Cueca', o deputado cearense José Guimarães, do PT.

A honraria, a propósito, a segunda maior da Marinha, prestigia membros da Força e cidadãos em geral que prestaram importantes serviços ao país ou se destacaram em sua área de atuação. Camilo Santana, ministro da Educação, também foi agraciado, na ocasião. Por que razão, claro, se desconhece.

Estamos vivendo tempos difíceis, com supressão de direitos e justificação de abusos, como forma de calar quem se oponha aos desmandos dos atuais donos - não necessariamente conquistadores - do poder. Gente que decide quem deve e quem não deve existir em seu universo particular. Pessoas abjetas cujas almas já foram, há muito, vendidas ao diabo em troca de poder.

Não de pode dormir no ponto. Mas se pode evitar um pesadelo que não acabe. Acordar para certas coisas é o que nos previne males, de modo a impedir que durem para sempre. Convém mexer-se.

Nenhum comentário: