P Á G I N A S

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pesquisando as pesquisas

 
Num domingo de Fla x Flu, Maracanã lotado, tarde ensolarada, Mengão no topo da tabela do Brasileiro distante oito pontos do segundo colocado e invicto há dez rodadas, dirija-se à torcida rubronegra e, lá, especificamente a um cidadão trajando o manto sagrado, ocupado em agitar a bandeira do clube com a mão direita e a segurar o radinho no ouvido com a esquerda. E faça-lhe a pergunta fatal: por que time você torce? Dá para imaginar resposta outra que não Flamengo?

Pois é. A metáfora futebolística, tão própria das divagações filosóficas de nossa excelência, ilustra bem as 'metodologias' dos 'institutos' de 'pesquisas', ao apurarem a 'preferência' do 'eleitorado' pela candidata situacionista. Permitam-me o excesso de aspas, mas elas são imprescindíveis à compreensão.

Vá a municípios administrados pelo Petê, em que o grosso da população tenha baixíssimo nível de escolaridade, aborde aquele sujeito que está junto ao caixa eletrônico prestes a retirar o pagamento do Bolsa-Família do mês, apresente-se com uma blusa na qual esteja estampada a imagem do presidente abraçado carinhosamente à sua candidata e fuzile: em que candidata (pergunte no feminino mesmo, para não parecer machista) você vai votar para presidente? Alguma dúvida sobre a resposta do abalizado eleitor?

Talvez agora você possa compreender um pouco melhor a avalanche de números que o vêm soterrando, nesses dias finais de campanha eleitoral.


Bons Dias!

Nenhum comentário: